Pergunte à alergista

Estas são perguntas feitas pelos pacientes ou seus responsáveis durante as consultas.

 

1) A rinite é a causa da asma??

A rinite não é a causa da asma, mas a rinite quando não controlada, pode levar a crises de asma. Pacientes com asma podem ter rinite ou não.

2) A asma tem cura??

A asma é uma doença crônica inflamatória das vias aéreas, caracterizada por falta de ar, cansaço e chiado no peito. É difícil falar em cura, mas existe o controle dos sintomas e das crises com tratamento médico adequado, podendo ter uma boa qualidade de vida.

3) A conjuntivite alérgica causa celulite??

A conjuntivite alérgica é caracterizada por vermelhidão na conjuntiva, coceira importante e lacrimejamento ocular. Não é contagiosa. Mas, como a coceira muitas vezes é intensa, o paciente pode coçar os olhos com as mãos contaminadas e levar a uma infecção bacteriana podendo até causar uma celulite periorbitária.

4) Existe vacina para a intolerância à lactose??

A intolerância à lactose é causada pela deficiência da lactase, que é uma enzima do epitélio intestinal que quebra a lactose para a absorção. Como o indivíduo não tem esta enzima, pode ocorrer a fermentação da lactose não absorvida, levando a dor e distensão abdominal e diarreia. Portanto, não é um mecanismo imunológico e não existe vacina, mas existe tratamento.

5) Como vou saber se a criança tem alergia a algum alimento? ?

A criança poderá apresentar sintomas minutos a horas após a ingestão de determinado alimento (placas no corpo, olho inchado, vômitos, diarreia, falta de ar, etc). Deve sempre procurar atendimento médico especializado quando apresentar esses sintomas para uma investigação diagnóstica, evitando assim dietas muito restritivas.

6) A asma pode matar??

Pode! Uma crise de asma grave pode matar porque há inflamação importante nos brônquios, excesso de secreção, com contração da musculatura local, dificultando a entrada do ar para os pulmões e consequentemente a passagem de oxigênio para a corrente sanguínea e para os outros órgãos.

7) Coceira na pele é sinônimo de alergia??

Não! Algumas doenças alérgicas causam coceira, tais como a dermatite atópica, dermatite de contato alérgica e alergia a picadas de insetos. Mas coceira não é sinônimo de alergia! Outras condições como diabetes, micoses, escabiose, psoríase, candidíase cutânea, Zika, Dengue, ansiedade, entre outras, também podem causar coceira na pele.

8) É perigoso tomar as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde??

Não! É perigoso ficar sem o calendário vacinal básico completo. As vacinas têm como objetivo a prevenção contra doenças infecciosas, causadas por vírus e bactérias, diminuindo a chance de ficar doente. As vacinas podem ser por via oral ou injetáveis. No Brasil, diversos postos de saúde e hospitais disponibilizam gratuitamente várias vacinas. Devemos lembrar que não apenas as crianças devem ter o calendário vacinal atualizado, assim como adolescentes, adultos e idosos.

9) Quando está indicado o uso do omalizumabe para a urticária crônica??

O tratamento com o omalizumabe (anti-IgE), que é um imunobiológico, está indicado quando o paciente não controla com a terapêutica habitual e adequada. Este imunobiológico é feito em ambiente hospitalar, monitorizado por uma equipe médica especializada. Reduz o número de placas e a coceira, reduz o uso de medicamentos via oral e melhora a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. Lembrando que não é a primeira opção no tratamento da urticária crônica.

10) A rinite alérgica pode alterar o paladar? ?

Sim. A rinite alérgica pode alterar a mucosa nasal, podendo diminuir o paladar.