Dermatite de contato e COVID-19: como prevenir?

A doença do coronavírus 2019 (COVID-19) se espalha principalmente por gotículas respiratórias e também por contato com superfícies ou objetos contaminados. Por isso, é importante higienizar as mãos para o controle da infecção. A lavagem frequente das mãos implica em uma exposição prolongada à água e a substâncias químicas ou físicas (detergentes, sabonetes, produtos de higiene, entre outros) que podem levar a alteração da barreira da pele, ressecamento e dermatite de contato.

Algumas medidas podem ser feitas para prevenir a dermatite de contato como:

– preferir os detergentes sintéticos com pH neutro ou ligeiramente ácido por serem menos irritantes para a pele, diminuem o ressecamento e a irritação;

– evitar contato direto com produtos químicos durante a limpeza do ambiente;

– evitar água quente que pode ressecar mais a pele;

– secar as mãos de forma suave após a lavagem;

– usar hidratante após lavar as mãos;

– quando necessário, tratar as lesões após orientações médicas, evitando a piora do quadro.

O uso de álcool gel também é uma alternativa eficaz na prevenção da infecção. Uma vez que pode ser irritante, é importante o uso do hidratante. Usar o hidratante após a higienização das mãos, não interfere nas propriedades e eficiência deste tipo de desinfetante.

A hidratação da pele melhora a barreira cutânea, evita a perda de água e alivia a irritação. Deve ser feita após secar as mãos. Os hidratantes sem perfumes e hipoalergênicos são os mais recomendados.

Devemos lembrar que o uso prolongado de luvas de proteção pode gerar transpiração excessiva, aumentando a umidade e a resposta inflamatória por irritantes.

O cumprimento das medidas de higiene das mãos é essencial para impedir a disseminação do COVID-19 e não deve ser diminuído pelo eczema.

 

Referências: 1) Abtahi-Naeini B. Frequent handwashing amidst the COVID-19 outbreak: prevention of hand irritant contact dermatitis and other considerations. Health Sci Rep. 2020;3(2):e163. Published 2020 Apr 27. doi:10.1002/hsr2.163

2) Beiu C, Mihai M, Popa L, Cima L, Popescu MN. Frequent Hand Washing for COVID-19 Prevention Can Cause Hand Dermatitis: Management Tips. Cureus. 2020;12(4):e7506. Published 2020 Apr 2. doi:10.7759/cureus.7506