Sinais que podem ser encontrados no exame físico do paciente alérgico

A alergia é uma reação exacerbada do organismo para determinadas substâncias. O termo atopia não é sinônimo de alergia porque descreve uma predisposição para adquirir doenças alérgicas como rinoconjuntivite, asma e dermatite atópica.

Durante o exame clínico do paciente atópico, podemos observar alguns sinais de atopia como por exemplo a dupla prega de Dennie-Morgan (dupla prega infrapalpebral).

 

A Pitiríase Alba é um estigma de atopia. É assintomática, sendo caracterizada por manchas claras, arredondadas, levemente descamativas. É mais comum em crianças e acomete o rosto, tronco e os braços. O uso de filtro solar diariamente e hidratante ajudam a evitar o aparecimento da pitiríase alba.

 

A Ceratose Pilar é também um sinal de atopia. É caracterizada por lesões puntiformes e salientes na pele, localizadas principalmente em braços e pernas. O uso de hidratantes e medicações tópicas auxiliam no controle da ceratose pilar. Tecidos sintéticos e roupas apertadas devem ser evitados!!

 

As olheiras podem ser causadas por diversos fatores (cansaço, genética, idade,etc) inclusive alergia (rinite, asma e dermatite atópica). Podem acometer crianças e adultos. Pacientes com rinite alérgica apresentam congestão venosa na região das pálpebras devido à inflamação da mucosa nasal. O tratamento da alergia associado com tratamento dermatológico podem amenizar as olheiras.

 

Algumas dicas para prevenção das olheiras: Dormir 8h/dia; evitar cigarro e bebidas alcóolicas, alimentação saudável, uso de filtro solar diariamente, soro fisiológico gelado pode ser colocado na região infrapalpebral, e quando necessário, procure atendimento médico para tratamento adequado!