O que é deficiência seletiva de Imunoglobulina A (IgA)?

O que é deficiência seletiva de Imunoglobulina A?

A Imunoglobulina A é um anticorpo encontrado em mucosas, que são tecidos epiteliais de revestimento das cavidades do corpo e que têm contato com o meio externo, como por exemplo mucosa nasal e mucosa intestinal.

A deficiência seletiva de Imunoglobulina A (IgA) é uma das deficiências imunológicas mais comuns. A prevalência é variável dependendo dos grupos étnicos (1:600 em caucasianos), sendo estimada em 1:200 em pacientes com quadros alérgicos graves.

Quais são as causas?

Pode ser primária (determinada pela genética) ou secundária (menos comum, causada por outras doenças ou por uso de medicamentos).

Quais os sintomas de deficiência seletiva de Imunoglobulina A?

A maioria dos pacientes apresenta-se assintomática, mas podem surgir infecções de repetição (principalmente do trato gastrointestinal e respiratório), quadros alérgicos graves e doenças autoimunes (quando o sistema de defesa perde a capacidade de reconhecer o que é “próprio”, levando à produção de anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. Exemplos: lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, tireoidite, diabetes tipo 1 etc.).

Há relatos de uma maior frequência de neoplasias nestes pacientes.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais, em pacientes acima de quatro anos.

Tratamento

O paciente deve ser acompanhado regularmente e o tratamento é individualizado. Em alguns casos há necessidade de uso de antibiótico profilático. Deve-se ter cautela com transfusões sanguíneas, pois pode ocorrer a produção de anticorpos anti-IgA, resultando em reações graves.

Geralmente apresentam uma boa evolução.

Bibliografia: Alergia e Imunologia na Infância e Adolescência. Anete Grumach. Ed. Atheneu. Segunda edição. 2009
Am J Rhinol Allergy. 2013 Jan-Feb; 27(1): 34–38. Ocampo C et. Al. Antibody deficiency in chronic rhinosinusitis: Epidemiology and burden of illness