Higiene nasal: por que fazer?

A limpeza nasal com soro fisiológico a 0,9% têm sido usada no tratamento da rinossinusite (processos inflamatórios difusos que acometem o nariz) pelos seus benefícios: umidifica a mucosa nasal (impedindo o ressecamento), auxilia na retirada das secreções purulentas e muco (diminuindo a inflamação), restos celulares e crostas, diminui a irritação tecidual e alivia o entupimento nasal, melhorando assim o olfato.

Podem ser usados dispositivos em spray ou fazer a aplicação de soro fisiológico a 0,9% com seringa em cada narina. Os sprays nasais apresentam válvulas que evitam a contaminação. Quando usamos o spray em crianças pequenas, podemos fazer de uma forma lúdica, como na foto (foi colocada uma baleia de EVA no spray) a fim de facilitar o uso.

O soro fisiológico deve ser mantido na geladeira por até 24 horas e depois descartado. O uso do soro fisiológico ou do spray é individualizado, não devendo ser compartilhado.

 

Fonte: Tratado de Pediatria. Lopez F e Junior DC. Ed Manole. 2007; Alergia e Imunologia. Aplicação clínica. Coord. Kalil J. Ed. Atheneu. 2015.