Comemore o Dia da Imunização colocando suas vacinas em dia

Comemore o Dia da Imunização colocando suas vacinas em dia

Além de praticar hábitos saudáveis que promovam o fortalecimento do sistema imunológico, como ter uma boa alimentação e se exercitar, é preciso também tomar vacinas e mantê-las em dia para evitar que o organismo seja afetado por vírus ou bactérias que possam colocar a saúde em risco. Neste 9 de junho, Dia da Imunização, você tem uma ótima oportunidade para atualizar sua carteira de vacinação e proteger seu corpo.

Mas por que a imunização é tão importante? É através dela que os anticorpos conseguem resistir à invasão de algum agente externo que queira prejudicar o organismo. Mesmo existindo a imunidade natural, aquela desenvolvida pelo próprio sistema ou obtida por meio do leite materno, a imunidade adquirida (as vacinas) oferecem uma ajuda extra no combate.

Como surgiram as vacinas?

Desde que a primeira vacina foi descoberta em 1796 pelo cientista britânico Edward Jenner para combater a varíola, ela foi evoluindo e ganhando mais importância na comunidade médica, embora tenha sido muito questionada no início. Ao longo dos anos, especialistas desenvolveram vacinas contra a maioria das epidemias que afetavam a população mundial, como a febre amarela, o sarampo, a tuberculose e as mais recentes como H1N1 e HPV.

A Dra. Priscilla Filippo, alergista no Rio de Janeiro, considera a importância das vacinas indiscutível, porém existem casos de pessoas que apresentam reações alérgicas após a aplicação de um certo tipo de vacina ou que simplesmente não são indicadas para recebê-las, como gestantes e pessoas com as defesas imunológicas baixas.