Urticária ao calor

A urticária ao calor é um tipo de urticária física e pode estar associada a outros tipos de urticária física. Pode ser localizada (adquirida ou familiar) ou generalizada. A urticária ao calor localizada é raríssima. Após o contato com o calor, surgem edema, coceira, sensação de queimação no local, que podem persistir por até 3…

Urticária ao frio

A urticária ao frio, descrita pela primeira vez por Bourdon em 1866. É uma das cinco causas mais frequentes de urticária crônica, física, rara, sendo caracterizada por coceira, placas avermelhadas e inchaço após exposição ao frio (ar frio, banho com água fria, alimentos ou bebidas geladas). A frequência tem variado em 5,2 e 33,8% dependendo…

Semana Mundial de Alergia

A Semana Mundial de Alergia é comemorada anualmente em abril pela World Allergy Organization e pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Os eventos realizados tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre as doenças alérgicas (rinite, asma, dermatite atópica, entre outras). Em 2016, os pacientes acompanhados nos Ambulatórios de especialidades do Hospital Municipal…

O que é Neutropenia Cíclica?

Os neutrófilos são células sanguíneas, responsáveis pela defesa do organismo contra fungos e bactérias. São também conhecidas como células inflamatórias. Compreendem 50 a 70% dos glóbulos brancos. Segundo a Dra. Priscilla Filippo, alergista, “A neutropenia é caracterizada por um número anormal de neutrófilos no sangue, podendo levar à maior suscetibilidade do organismo às infecções. Pode…

Reportagem no Jornal O Globo – 11 de janeiro de 2017

Os fatores ambientais como a umidade relativa do ar, alterações de temperatura, poluição interferem diretamente nas doenças respiratórias, pois as vias aéreas possuem contato direto com o meio externo. Pacientes asmáticos apresentam uma reatividade dos brônquios aumentada a diversos estímulos (ar frio, substâncias irritantes, poluição, etc.), podendo levar à crises de asma.

Sinais que podem ser encontrados no exame físico do paciente alérgico

A alergia é uma reação exacerbada do organismo para determinadas substâncias. O termo atopia não é sinônimo de alergia porque descreve uma predisposição para adquirir doenças alérgicas como rinoconjuntivite, asma e dermatite atópica. Durante o exame clínico do paciente atópico, podemos observar alguns sinais de atopia como por exemplo a dupla prega de Dennie-Morgan (dupla…

Fitofotodermatoses – alergias provocadas por plantas

Aroeirite As fitofotodermatoses são dermatoses causadas por plantas, com vários mecanismos patogênicos diferentes (irritação, mediadas por IgE, ação farmacológica, entre outros). A aroeira é o nome popular de várias espécies de árvores da família Anacardiaceae. A aroeira-brava ou aroeira branca (Litheraea molleoides) é um exemplo relativamente comum no nosso meio. Não deve ser usada como…

Alergia ao Pólen

O pólen é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores, normalmente são arredondados e podem ser bem pequenos. Contém proteínas em grande quantidade e é o principal alimento das abelhas. A polinização é quando ocorre a transferência de pólen dos órgãos onde são produzidos até à estrutura reprodutiva feminina. Os grãos de pólens leves…

Tratamento com vacina de alergia: como é feito?

Tratamento com vacina de alergia

Há mais de cem anos o tratamento com vacina (imunoterapia específica) é realizado de forma comprovadamente eficaz nas doenças alérgicas mediadas pela imunoglobulina E (IgE), como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e reações alérgicas ao veneno de picadas de insetos. Tem como objetivo diminuir e controlar a reação às substâncias que causam os sintomas alérgicos….

1 2 3 6