Consulta em alergia e imunologia clínica e pediátrica

A medicina é uma ciência e uma arte. A consulta em alergia e imunologia é baseada na anamnese (história clínica), no exame físico, em exames complementares (quando necessários) e terapêutica apropriada na medicina. Para a realização de uma história clínica é necessário habilidade, técnica, paciência, ambiente adequado e conhecimento médico. Quando atendemos crianças e adolescentes,…

Como é a formação do médico alergista e imunologista e quais são as doenças que ele trata?

O alergista/imunologista estuda seis anos em uma Universidade para se formar médico. Posteriormente pode fazer residência em clínica médica, saúde da família ou pediatria durante 2 a 3 anos. Após a residência, estuda mais dois anos na especialidade de alergia e imunologia (residência ou especialização ou pós-graduação “lato sensu” credenciadas pela Associação Brasileira de Alergia…

Semana Mundial de Alergia 2018

Em 2018, a Semana Mundial da Alergia foi comemorada junto com a Semana Mundial de Imunodeficiências primárias, de 22 a 29 de abril e teve como tema: DERMATITE ATÓPICA (DA). Realizamos distribuição de material para os profissionais de saúde, conscientizando sobre os sinais de alerta das imunodeficiências primárias em várias especialidades. Foi realizado um evento…

Candidíase Vaginal de Repetição

A candidíase vaginal é caracterizada por coceira, corrimento e fissura local. Os sintomas causam desconforto levando a uma piora na qualidade de vida e alto custo com medicamentos. Pode ser causada por uso de antibióticos, alterações hormonais, gestação, diabetes, uso de anticoncepcionais, entre outros fatores. Não é uma doença sexualmente transmissível, pois a cândida faz…

Anafilaxia

A anafilaxia é uma reação aguda, grave, sistêmica, generalizada, potencialmente fatal. O paciente pode apresentar alteração na pele (vermelhidão, coceira, placas, inchaço), no aparelho cardiorrespiratório (falta de ar, dor no peito, coração acelerado, sensação de morte), no sistema nervoso (convulsão) e no trato gastrointestinal (náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia). Pode ser causada por alimentos (leite…

Urticária Aguda como manifestação de infecções virais na infância

Acute urticaria as a manifestation of viral infections in childhood Urticaria aguda como manifestación de infecciones virales en la infancia Bruna Piassi Guaitolini1; Priscilla Filippo Alvim de Minas Santos2; Gabriela Dias3; Denise Pedrazzi4; Eduardo Costa5 RESUMO OBJETIVO: Relatar série de casos de urticária aguda associada a infecções virais. MATERIAL E MÉTODOS: Relato de série de casos de…

Urticária ao calor

A urticária ao calor é um tipo de urticária física e pode estar associada a outros tipos de urticária física. Pode ser localizada (adquirida ou familiar) ou generalizada. A urticária ao calor localizada é raríssima. Após o contato com o calor, surgem edema, coceira, sensação de queimação no local, que podem persistir por até 3…

Urticária ao frio

A urticária ao frio, descrita pela primeira vez por Bourdon em 1866. É uma das cinco causas mais frequentes de urticária crônica, física, rara, sendo caracterizada por coceira, placas avermelhadas e inchaço após exposição ao frio (ar frio, banho com água fria, alimentos ou bebidas geladas). A frequência tem variado em 5,2 e 33,8% dependendo…

Semana Mundial de Alergia 2016-2017

A Semana Mundial de Alergia é comemorada anualmente em abril pela World Allergy Organization e pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Os eventos realizados tem como objetivo informar e conscientizar a população sobre as doenças alérgicas (rinite, asma, dermatite atópica, entre outras). Em 2016, os pacientes acompanhados nos Ambulatórios de especialidades do Hospital Municipal…

1 2 3 7