Semana Mundial das Imunodeficiências 2019

A Semana Mundial das Imunodeficiências foi comemorada mundialmente de 22 a 29 de abril de 2019. O objetivo é alertar a população sobre estas doenças (diagnóstico precoce, possibilidades de tratamento, acompanhamento e cuidados especiais em centros de referência). As Imunodeficiências constituem um conjunto de doenças genéticas que afetam o sistema imunológico e podem se manifestar…

SEMANA MUNDIAL DE ALERGIA 2019

Em 2019 a semana mundial da alergia foi comemorada em abril, com o tema: alergia alimentar um problema global. Fizemos degustação de leite de soja e biscoitos sem leite de vaca e sem ovo para os pacientes. As crianças pintaram desenhos e montaram um mural. As mães receberam receitas de bolo sem leite de vaca…

Higiene nasal: por que fazer?

A limpeza nasal com soro fisiológico a 0,9% têm sido usada no tratamento da rinossinusite (processos inflamatórios difusos que acometem o nariz) pelos seus benefícios: umidifica a mucosa nasal (impedindo o ressecamento), auxilia na retirada das secreções purulentas e muco (diminuindo a inflamação), restos celulares e crostas, diminui a irritação tecidual e alivia o entupimento…

Os corticoesteroides inalatórios em alergia

Os corticoesteróides inalatórios orais são os medicamentos mais efetivos no tratamento da asma. O objetivo é reduzir a inflamação das vias respiratórias, melhorar a função do pulmão, diminuir o uso de corticoesteróides orais e das medicações das crises, evitar idas à emergência, internações e risco de morte por asma. Alguns exemplos destas medicações são: budesonida,…

Os anti-alérgicos (anti-histamínicos) em alergia e imunologia

A resposta alérgica tem uma fase inicial, que ocorre minutos após a exposição aos alérgenos em pessoas previamente sensibilizadas e uma tardia, após 3 a 12 horas, aumentando a inflamação. Uma das principais substâncias liberadas nas doenças alérgicas é a histamina, que dependendo da célula-alvo, pode produzir sintomas como coriza, espirros, constrição dos brônquios, coceira…

Consulta em alergia e imunologia clínica e pediátrica

A medicina é uma ciência e uma arte. A consulta em alergia e imunologia é baseada na anamnese (história clínica), no exame físico, em exames complementares (quando necessários) e terapêutica apropriada na medicina. Para a realização de uma história clínica é necessário habilidade, técnica, paciência, ambiente adequado e conhecimento médico. Quando atendemos crianças e adolescentes,…

Como é a formação do médico alergista e imunologista e quais são as doenças que ele trata?

O alergista/imunologista estuda seis anos em uma Universidade para se formar médico. Posteriormente pode fazer residência em clínica médica, saúde da família ou pediatria durante 2 a 3 anos. Após a residência, estuda mais dois anos na especialidade de alergia e imunologia (residência ou especialização ou pós-graduação “lato sensu” credenciadas pela Associação Brasileira de Alergia…

Semana Mundial de Alergia 2018

Em 2018, a Semana Mundial da Alergia foi comemorada junto com a Semana Mundial de Imunodeficiências primárias, de 22 a 29 de abril e teve como tema: DERMATITE ATÓPICA (DA). Realizamos distribuição de material para os profissionais de saúde, conscientizando sobre os sinais de alerta das imunodeficiências primárias em várias especialidades. Foi realizado um evento…

1 2 3 7